Pobreza: o que pensam estudantes do Ensino Médio e do curso de Pedagogia

Autores/as

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Belintane Fermiano Universidade Estadual de Campinas

Resumen

A pobreza e a desigualdade são fenômenos que não podem ficar invisí­veis e naturalizados pela sociedade, por isso a necessidade de colocá-los em evidência. Esta investigação identificou e descreveu as representações de 122 estudantes do curso de Pedagogia e do Ensino Médio sobre pobreza e desigualdade social. Os estudantes pertencem aos ní­veis socioeconômico baixo e médio de instituições de ensino da cidade de São Paulo. Foram observadas respostas de conteúdos similares nos dois grupos, mas diferenças quanto ao gênero, ocupação, idade, formação e ní­vel socioeconômico. As representações quanto à compreensão do sistema econômico demonstram ser fragmentadas e descontextualizadas, impedindo a compreensão da problemática da pobreza, da desigualdade e dos diversos fatores sociais e polí­ticos que se interrelacionam. A pobreza e a desigualdade social são consideradas pelos estudantes um fenômeno natural, necessário e inerente às sociedades, que sempre existiram e vão continuar a existir, pois há um grupo de pessoas destinado a ser rico e outro a ser pobre, um domina e o outro é naturalmente dominado. Palavras-chave: Pobreza. Desigualdade social. Representações sociais. Estudantes.

Biografía del autor/a

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás

Pós doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro- UFTM, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas - LIMA/UEG/CNPQ. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Econômica/consumo e Educação Matemática. Email: soniabessa@gmail.com

Maria Belintane Fermiano, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga e economista. Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/UNICAMP. Desenvolve pesquisas e materiais didáticos, na área de Educação para o Consumo. Consultora Pedagógica e de Projetos em Educação para o Consumo, História e Geografia. Atua em cursos de formação de professores, ministra cursos, seminários e palestras. Professora universitária, com 28 anos de experiência no ensino básico da rede pública. Autora de livros, artigos e capí­tulos em livros.

Publicado

2020-02-05

Cómo citar

Bessa, S., & Fermiano, M. B. (2020). Pobreza: o que pensam estudantes do Ensino Médio e do curso de Pedagogia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 65–85. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4531

Número

Sección

Artigos