Pobreza: o que pensam estudantes do Ensino Médio e do curso de Pedagogia
Resumen
A pobreza e a desigualdade são fenômenos que não podem ficar invisíveis e naturalizados pela sociedade, por isso a necessidade de colocá-los em evidência. Esta investigação identificou e descreveu as representações de 122 estudantes do curso de Pedagogia e do Ensino Médio sobre pobreza e desigualdade social. Os estudantes pertencem aos níveis socioeconômico baixo e médio de instituições de ensino da cidade de São Paulo. Foram observadas respostas de conteúdos similares nos dois grupos, mas diferenças quanto ao gênero, ocupação, idade, formação e nível socioeconômico. As representações quanto à compreensão do sistema econômico demonstram ser fragmentadas e descontextualizadas, impedindo a compreensão da problemática da pobreza, da desigualdade e dos diversos fatores sociais e políticos que se interrelacionam. A pobreza e a desigualdade social são consideradas pelos estudantes um fenômeno natural, necessário e inerente às sociedades, que sempre existiram e vão continuar a existir, pois há um grupo de pessoas destinado a ser rico e outro a ser pobre, um domina e o outro é naturalmente dominado. Palavras-chave: Pobreza. Desigualdade social. Representações sociais. Estudantes.Descargas
Publicado
2020-02-05
Cómo citar
Bessa, S., & Fermiano, M. B. (2020). Pobreza: o que pensam estudantes do Ensino Médio e do curso de Pedagogia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 65–85. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4531
Número
Sección
Artigos