Autonomia financeira da escola: o estado da questão

Autores/as

  • Antonio Nilson Gomes Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Este trabalho mapeia e analisa artigos sobre a autonomia financeira da escola publicados em periódicos, em livros e capí­tulos e em anais de congressos ou eventos, no Brasil, de 1997 a 2016, constituindo parte do estado da questão da temática. Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados de periódicos da CAPES-MEC e da Associação Nacional de Polí­tica e Administração da Educação (ANPAE), além de livros voltados para a polí­tica educacional. Identificados os trabalhos, os mesmos foram categorizados a partir de seus objetos de investigação, sendo identificados ainda aspectos predominantes nas pesquisas, lacunas, consensos e dissensos em relação à matéria e conclusões a que chegaram os autores. Nestas mereceram destaque a defesa da iniciativa e seus impactos positivos para a gestão da escola e sua autonomia e o desacordo entre os modelos de efetivação da polí­tica. Palavras-chave: Descentralização. Autonomia financeira da escola. Estado da questão.

Biografía del autor/a

Antonio Nilson Gomes Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Secretário Executivo da Secretaria de Educação de Maracanaú-CE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, mais especificamente em planejamento e execução orçamentária e de controle interno, além da formulação e implementação de polí­ticas educacionais.

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Consultora e Bolsista de produtividade do CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Membro do Comitê Editorial da Associação Nacional de Polí­tica e Administração da Educação (ANPAE) e da Editora Liber Livro. Outras atividades exercidas: Secretária de Estado do Ceará (2003-2005), Membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014) e Secretária de Educação do Municí­pio de Aracati-CE (2017). Escreve sobre polí­tica, história e gestão da educação.

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

Moreira, A. N. G., & Vieira, S. L. (2020). Autonomia financeira da escola: o estado da questão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 476–504. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3892

Número

Sección

Revisão de literatura