Indústria Cultural, tecnologia midiática e educação: desafios à formação crí­tica

Autores/as

  • Marta Regina Furlan de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Adriana Regina de Jesus Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Rogério da Costa SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Resumen

Objetiva-se refletir acerca da tecnologia midiática no contexto da Indústria Cultural e suas implicações para a educação e o processo formativo crí­tico dos sujeitos envolvidos. O estudo é fruto de discussões dos grupos de pesquisa da linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Destarte, a tecnologia midiática (televisão, smartphone, entre outros) propaga ideologias e informações associadas à produção de mercadoria e consumo, necessitando, assim, de uma formação crí­tica imanente. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e estudos bibliográficos, tendo como princí­pio o método crí­tico-reflexivo alicerçado na Teoria-Crí­tica - autores como Marcuse (1975), Adorno e Horkheimer (1985) e leituras que dialogam com essa base teórica. Como resultado, constatamos a necessidade de (re)pensar o cenário midiático atual e seus impactos no processo formativo dos sujeitos escolares, em prol de uma nova configuração além da mercadoria e da instrumentalização da razão. Palavras-chave: Indústria Cultural. Tecnologia. Mí­dia. Educação. Teoria Crí­tica.

Biografía del autor/a

Marta Regina Furlan de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PEDAGOGIA MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PÓS DOUTORADO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU

Adriana Regina de Jesus Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PEDAGOGIA MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Rogério da Costa, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

CIÊNCIAS SOCIAIS, MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado

2020-05-04

Cómo citar

Oliveira, M. R. F. de, Santos, A. R. de J., & Costa, R. da. (2020). Indústria Cultural, tecnologia midiática e educação: desafios à formação crí­tica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 430–475. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2247

Número

Sección

Artigos