Abordagens teórico-metodológicas na pesquisa discente em Educação Ambiental dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Rio de Janeiro (1981-2002)

Autores/as

  • Victor Novicki UNESA

Resumen

Este artigo objetiva analisar a produção discente em Educação Ambiental (EA) dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Rio de Janeiro, no que se refere aos paradigmas e às concepções de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e EA neles presentes. Trata-se de estudo exploratório que tomou como referência a Base de Dados da ANPEd, complementando-a com leitura integral do trabalho, nos casos em que não havia informações suficientes nos resumos. Como principais resultados da investigação, destacamos: (1) a baixa qualidade dos resumos; (2) a recenticidade da EA na pesquisa educacional, da qual são evidências: (a) reduzida produção, quando comparada ao total de dissertações/teses defendidas nos PPGEs (1%); (b) a inexistência de Linhas de Pesquisa voltadas para a EA nos PPGE do Rio de Janeiro excetuando-se o da Universidade Estácio de Sá, c) dispersão do conhecimento produzido: 65% dos professores que orientaram dissertação/tese sobre o tema, tiveram apenas um orientando no perí­odo investigado; (3) a pesquisa discente fluminense privilegia (a) os estudos "analí­ticos" (55%), seguidos de estudos "propositivos" (32,5%) e "teóricos" (12,5%); (b) o paradigma da Teoria Crí­tica (30%) e o estudo de caso (42,5%), respectivamente como referencial teórico e metodologia; e (c) a adoção de concepções crí­tico-transformadoras de desenvolvimento sustentável (40%), meio ambiente (57,5%) e EA (52,5%).

Publicado

2016-04-21

Cómo citar

Novicki, V. (2016). Abordagens teórico-metodológicas na pesquisa discente em Educação Ambiental dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Rio de Janeiro (1981-2002). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 1(1), 35–59. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1985

Número

Sección

Artigos