Análise dos significados de afetividade como condição do trabalho docente

Autores/as

  • Leila Yuri Sugahara PUC/SP
  • Clarilza Prado de Souza PUCSP - CIERS-Ed

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar a dimensão afetiva presente na visão dos alunos de educação - pedagogia e licenciatura - sobre o trabalho docente, a partir da análise do recorte de dados de sujeitos de uma pesquisa mais ampla, realizada pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed), em que descreveram a profissão docente. A metodologia envolveu a utilização do software ALCESTE - Analyse Lexicale par Contexte d"un Ensemble de Segments de Texte. O processamento do programa resultou em cinco classes que foram analisadas à luz da teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici. As representações dos alunos de educação - futuros professores - revelaram que a dimensão afetiva é primordial para o desenvolvimento de uma prática docente bem sucedida. Além disso, a afetividade se apresenta nas representações dos candidatos a docentes como disposição para se relacionar com o outro e estar contaminado pelo objeto da ação e estratégia didática que permitem a organização do ensino. Nesse sentido, este estudo aponta para uma lacuna existente nos cursos de formação de professores, visto que a afetividade não é tão somente um atributo dado, mas que pode e deve ser desenvolvido para e na prática docente.

Publicado

2011-11-10

Cómo citar

Sugahara, L. Y., & Souza, C. P. de. (2011). Análise dos significados de afetividade como condição do trabalho docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 7(15). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/146

Número

Sección

Artigos