A autoridade docente na percepção de alunos adolescentes

Autores/as

  • Haller E.S. Schunemann UNASP

Resumen

Há uma queixa frequente a respeito de uma crise de Autoridade. Esta é vista como causa de várias dificuldades do cotidiano escolar. É comum se afirmar que o professor não tem mais autoridade. O objetivo desta pesquisa foi investigar a compreensão da autoridade docente entre alunos adolescentes de escolas públicas. O método usado foi de entrevista individual, composta de quatro situações do cotidiano escolar, na qual 30 alunos adolescentes em escolas públicas responderam. Os resultados indicaram que os alunos continuam reconhecendo no professor uma figura de autoridade. Contudo, consideram não aceitável o comportamento do professor quando arbitrário ou desrespeitoso com os alunos

Biografía del autor/a

Haller E.S. Schunemann, UNASP

Professor Titular do curso de Pedagogia (ministrando disciplinas em Psicologia e Sociologia da Educação) Coordenador Institucional do PIBID/UNASP

Publicado

2016-06-16

Cómo citar

Schunemann, H. E. (2016). A autoridade docente na percepção de alunos adolescentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 235–255. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1057

Número

Sección

Artigos