O papel do professor de Educação Infantil na perspectiva de crianças de três a cinco anos
Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar o papel do professor de Educação Infantil na perspectiva de crianças de três a cinco anos e investigar se elas gostam ou não das práticas pedagógicas desenvolvidas na pré-escola frequentada. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, fundamentada em um referencial sociointeracionista. O estudo foi realizado com dezesseis crianças em uma escola pública federal de Educação Infantil, durante três anos consecutivos, nos níveis de Infantil III, IV e V. Os dados foram construídos por meio de entrevistas individuais, a partir da técnica "Desenhos com Estórias" e de entrevistas coletivas, utilizando a técnica de "Histórias para Completar". Para a análise dos dados, as respostas das crianças sobre "o que faz um professor de Educação Infantil" foram agrupadas em categorias, calculando-se a seguir a freqí¼ência da classificação das mesmas nestas categorias. Apresentamos de forma descritiva as demais respostas das crianças. Os resultados indicaram que: a) as crianças identificaram vários papéis desempenhados pelos professores; b) durante os três anos houve modificações na ênfase atribuída a esses papéis e c) as crianças foram capazes de distinguir entre o que gostam e não gostam em relação às práticas pedagógicas. Ratificamos, assim, a competência precoce das crianças para se manifestarem sobre algo que lhes diz respeito e ressaltamos a importância de ouvir crianças para a consolidação de uma Pedagogia para a Infância.Downloads
Published
2015-06-08
How to Cite
Silva, F. S., Almeida, M. S. S., & Frota, A. M. M. C. (2015). O papel do professor de Educação Infantil na perspectiva de crianças de três a cinco anos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 187–212. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/916
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Artigos