Desafios da cibercultura na era da mobilidade: Os docentes e seus laptops 3G

Authors

  • Edméa Santos UERJ

Abstract

A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades. Em sua fase atual a cibercultura vem se caracterizando pelas práticas sociais e culturais que emergem do uso Web 2.0 com seus softwares sociais, pela mobilidade e convergência de mí­dias dos computadores portáteis e da telefonia móvel. Este texto apresenta princí­pios e conceitos da mobilidade na cibercultura. Com Lucia Santaella e André Lemos mapeamos as principais caracterí­sticas da mobilidade na cibercultura e analisamos os usos que docentes da escola básica do Estado do Rio de Janeiro estão fazendo dos computadores móveis com conexão 3G e redes sem fio. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para uma amostra de 60 professores geograficamente dispersos pelo Estado do RJ. A pesquisa é de cunho exploratório e terá desdobramentos para uma pesquisa-formação. Os principais achados da fase exploratória revelaram que os professores pesquisados utilizam os laptops como desktops não se apropriando das potencialidades da mobilidade. A internet ainda é utilizada para acessar informações, não sendo o lugar da autoria e da construção coletiva do conhecimento. As interfaces da Web 2.0 não são utilizadas pelos professores apesar de alguns utilizarem softwares sociais, mesmo não se apropriando destes para o seu exercí­cio profissional e formação continuada. Os laptops não são utilizados pelos professores em suas práticas educativas. Os dados revelam que precisamos continuar investindo em formação inicial e continuada de professores para que seu exercí­cio docente seja mais sintonizado com as novas demandas sociais, culturais, pedagógicas e polí­ticas da cibercultura. Palavras-chave: Cibercultura. Mobilidade. Formação de professores.

Published

2020-11-12

How to Cite

Santos, E. (2020). Desafios da cibercultura na era da mobilidade: Os docentes e seus laptops 3G. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 7(14), 27–42. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9149

Issue

Section

Artigos