Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210069Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar a produção de novas imagéticas negras no contexto da formação de professores, a partir da apresentação da cinematografia de Zózimo Bulbul através da experiência com o filme Alma no olho. Fundamentados na teoria decolonial e amparados em metodologias fílmicas do Minuto Lumií¨re e da videoinstalação, mobilizamos os estudantes do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior públicas a produzirem imagens capazes de reelaborar as corporeidades, estéticas e a história dos negros. Os fragmentos produzidos culminaram em conhecimentos produtores de sinestesias, presenças diante das ausências e irmandande de mulheres negras no ambiente acadêmico. Palavras-chave: Zózimo Bulbul. Estética. Minuto Lumií¨re. Videoinstalação.Downloads
Published
2021-05-05
How to Cite
Rosa, F. J. P. da. (2021). Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 616–637. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210069
Issue
Section
Estética e educação contemporânea