Projeto de extensão PERTENSER: tateando uma possível pedagogia decolonial
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210055Abstract
O presente trabalho debruça-se em discutir alternativas para uma pedagogia decolonial, a partir de um plano de aula organizado para o PertenSer, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus São Paulo, que é voltado para crianças migrantes e/ou filhas de migrantes da comunidade aos redores da instituição. Ao realizar a formação com os estudantes das Licenciaturas que ministram aulas para o público extensionista, defendemos que a pedagogia decolonial valoriza os conhecimentos produzidos pelos grupos subalternizados e dialoga com as experiências críticas e políticas vividas dentro dos movimentos sociais, constituindo-se enquanto um projeto político construído nas escolas, nas universidades, nos movimentos sociais, nas comunidades negras e indígenas e em outros diversificados espaços de resistência. O plano de aula em foco tematizou os cuidados de si e de outros e propôs uma "viagem" ao estado de Oaxaca, México, onde as crianças pudessem conhecer os Alebrijes e seus poderes de cura e proteção. Palavras-chave: Educação Intercultural; Pedagogia Decolonial; Projeto de Extensão.Downloads
Published
2021-04-23
How to Cite
Camargo, H. R. E. de, & Maldonado, D. T. (2021). Projeto de extensão PERTENSER: tateando uma possível pedagogia decolonial. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 161–181. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210055
Issue
Section
Criatividade, lúdico e interculturalidade