Formação e vivência- de como Nietzsche impacta a educação

Authors

  • Lúcia Schneider Hardt UFSC
  • Danilo José Scalla Botelho UFSC
  • Vilmar Martins UFSC

Abstract

Resumo: Formação e vivência - de como Nietzsche impacta a educação Escolhemos Nietzsche. Pensamos nele com gosto. Selecionamos a ideia de "seleção" para pensar com Nietzsche a educação e os processos de formação. Inumeráveis nuances perpassam a ideia acima. A intenção não é responder questões. Tampouco respostas exatas, monolí­ticas, estacionárias. Intenta-se, isso sim, por meio do espí­rito livre, violentar as respostas tradicionais, violar as certezas, constranger os pré-conceitos. De novo formar-se. Palavras-chave: educação, seleção, espí­rito livre, Nietzsche.

Author Biographies

Lúcia Schneider Hardt, UFSC

Formada em História pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), mestre em Educação pela UFRGS (1995), Doutora em Educação pela UFRGS (2004). Professora adjunta III da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) atua na Pedagogia com a disciplina- Filosofia II.  Na Pós-Graduação ministra a disciplina - Teorias da Educação e Seminário da linha de pesquisa Filosofia da Educação. Tem experiência na área de formação de professores e atuou por vários anos no ensino público e comunitário nos Estados do RS e SC. O projeto de pesquisa em desenvolvimento na universidade versa sobre o tema : O espí­rito livre em Nietzsche. Atua em projetos de extensão com o propósito de manter contato com as dinâmicas da escola e seus complexos desafios educacionais.

 

Danilo José Scalla Botelho, UFSC

Doutorando em Educação pela UFSC, subárea Filosofia da Educação. Foco de pesquisa:A ARTE DE ESTILO MULTIFACE: PERFORMANCES na filosofia de Nietzsche

Vilmar Martins, UFSC

Doutorando em Educação pela UFSC - Linha de Filosofia da Educação. Foco da pesquisa Linguagem e Educação em Nietzsche

Published

2015-11-05

How to Cite

Hardt, L. S., Botelho, D. J. S., & Martins, V. (2015). Formação e vivência- de como Nietzsche impacta a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 208–226. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/867

Issue

Section

Artigos