Práticas de ensinar a distância em cursos presenciais

Authors

  • Guaracira Gouvêa UNIRIO

Abstract

Resumo A necessidade de se problematizar a inserção das tecnologias contemporâneas nos processos educacionais exige um exame crí­tico das questões que envolvem as relações que se estabelecem entre sujeitos em práticas educativas nas quais as tecnologias de informação e comunicação (TICs) se fazem presentes. Nesse sentido, a pesquisa Formação de Professores e Educação a Distância - produção, utilização e avaliação de materiais didáticos, com financiamento do CNPq, investigou o desenrolar de práticas educativas na implantação de disciplinas, parcialmente a distancia, em cursos de graduação presenciais. Neste trabalho, apresentamos os resultados e discussões do processo de avaliação da implantação de 20% da carga horária da disciplina Leitura e Produção de Imagens do curso de licenciatura em pedagogia da UNIRIO, focalizando: condições de funcionamento; produção dos materiais didáticos; práticas realizadas pelos atores sociais envolvidos, buscando perceber como são estabelecidas redes de conhecimento entre sujeitos. Os documentos analisados foram: gravações e transcrições das reuniões de produção do material; caderno de registros do professor; relatório das diferentes formas de comunicação. As categorias analí­ticas utilizadas foram construí­das considerando a literatura da área e a compreensão de documentos oficiais. São elas - infra-estrutura de apoio, material didático e interação entre alunos e professores. As análises mostram que o desenrolar das diversas práticas possibilita aos estudantes e professores participar de práticas da cibercultura, vivenciando aspectos que os colocam em condições de criticar e de decidir que caminhos percorrer. Palavras-chave: educação a distância; formação de professores; tecnologias de informação e comunicação.

Published

2020-03-25

How to Cite

Gouvêa, G. (2020). Práticas de ensinar a distância em cursos presenciais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(13). Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7997

Issue

Section

Artigos