Para uma "pedagogia das representações sociais"
Abstract
Este artigo apresenta uma revisão da teoria da representação social, proposta por Serge Moscovici, que a caracteriza como a transposição de conhecimentos para grupos sociais realizada por especialistas, dentre os quais se pode incluir os produtores de livros didáticos e professores. A transposição dos conceitos científicos, orientada pelos valores dos grupos aos quais se destinam, determinam seus elementos, tornando-os o senso comum contemporâneo. O artigo apresenta algumas objeções às caracterizações de Moscovici quanto à lógica e à linguagem, afirmando que as premissas usuais nas representações sociais ou em outras são retiradas do que se diz ser o real ou no que se considera ser a estrutura do real, o que não implica a existência nem de uma lógica nem uma linguagem particular. A partir disso, sustenta que as constituições de uma "pedagogia das representações sociais" proposta por Moscovici, que ainda está por se fazer, requer pesquisas acerca dos procedimentos de transposição de conceitos usuais em nossas escolas. Tais pesquisas teriam por objeto apreender as representações sociais constituídas por autores de livros didáticos, pelos professores e demais atores sociais que determinam os conhecimentos considerados educativos. Elas considerarão a escola como instituição psicossocial constituída por grupos de professores segundo as disciplinas que ensinam, apreendendo o que dizem a respeito de suas disciplinas e as outras, bem como seus lugares sociais na divisão técnica do trabalho docente.Downloads
Published
2019-12-05
How to Cite
Mazzotti, T. (2019). Para uma "pedagogia das representações sociais". Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(11), 121–142. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7522
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Artigos