Estudo sobre a relação escola-comunidade no atendimento às demandas educacionais: uma prática dialógica
Abstract
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender como uma escola municipal de Ensino Fundamental se mobilizou para atender às demandas levantadas em uma avaliação participativa realizada com a comunidade escolar - educadores, pais, alunos e funcionários, com o propósito de avaliar a qualidade do serviço oferecido pela escola. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na proposta dialógica de Paulo Freire, desenvolvido nos moldes de uma pesquisa-intervenção que utilizou observação participante de encontros gravados e transcritos, submetidos à análise compreensiva. A intervenção consistiu em seis encontros com educadores da comunidade para refletir coletivamente sobre as necessidades levantadas na avaliação, priorizar as demandas e definir os caminhos para atendê-las. Segundo a análise, os dados constelaram-se em dois temas: a) formação de professores, que teve como eixos oferecer aos docentes um apoio contínuo envolvendo a equipe gestora da escola, a transposição didática, teoria e prática de alfabetização e ética profissional; b) aproximação com as famílias, considerada pela escola tanto como uma meta importante quanto como um desafio, por vezes cercado por mitos em relação à não participação dos pais na vida escolar dos filhos. A escola se empenhou em responder às demandas referentes à pratica pedagógica e à relação família-escola e encaminhou esse processo segundo um movimento dialógico que revelou seu compromisso com a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: prática dialógica, prática pedagógica, escola e famíliaDownloads
Published
2015-04-14
How to Cite
Barreiros, G. F., Szymanski, H., da Silva, M. L. S., & Cardia, M. T. A. (2015). Estudo sobre a relação escola-comunidade no atendimento às demandas educacionais: uma prática dialógica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 82–108. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/726
Issue
Section
Artigos