Lendo imagem na escolarização básica

Authors

  • Esequiel Oliveira UERJ
  • Maria Ignez Rocha David UERJ
  • José Antonio Novaes UERJ
  • Nelson Rezende UERJ

Abstract

Este estudo investigou modos como a imagem possibilita ao aluno a elaboração/ formalização do texto matemático e até que ponto se constitui em alternativa à linguagem verbal. A análise focalizou modelagem e resolução de situações-problema a partir de dois diferentes textos: um predominantemente visual e o outro verbal. Partimos da premissa de que a associação de diferentes formas de aproximação de um objeto, aqui a matemática, amplia as possibilidades de conhecimento sobre o mesmo. Os resultados permitem afirmar que a imagem possibilitou ao aluno que a leitura do texto matemático resultasse numa maior familiaridade com a tarefa. Outro aspecto importante a destacar é o fato de que o bom desempenho na atividade foi registrado tanto entre alunos com alto desempenho no ano letivo quanto em alunos com baixo desempenho, em pelo menos uma das propostas apresentadas.

Published

2019-09-12

Issue

Section

Seção temática