Educação Matemática e inclusão: abrindo janelas teóricas para a aprendizagem de alunos cegos
Abstract
Com a presença crescente de aprendizes com necessidades especiais nas salas de aulas das escolas regulares, torna-se crucial buscarmos uma compreensão mais profunda de como a construção do conhecimento, no nosso caso o conhecimento matemático, é mediado por diferentes meios de acesso aos sistemas sensoriais do corpo humano, como as ferramentas semióticas que podem ser usadas para constituir a cultura da sala de aula. Neste artigo, descrevemos como os construtos teóricos com raízes nos estudos que Vygotsky chamou Defectologia nos orientam em nossos intentos de dar um sentido à inclusão de alunos com deficiência visual nas atividades de matemática. Apresentamos uma breve descrição do desenvolvimento da teoria sociocultural de Vygotsky e suas relações com seu trabalho com aprendizes com necessidades especiais. Descrevemos então, nosso intento em aplicar a estrutura vygotskiana em nossas análises das interações com aprendizes cegos em atividades de geometria.Downloads
Published
2019-09-12
How to Cite
Fernandes, S. H. A. A., & Healy, L. (2019). Educação Matemática e inclusão: abrindo janelas teóricas para a aprendizagem de alunos cegos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(10), 91–105. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7019
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