O primeiro ano do GT Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped): um convite à reflexão

Authors

  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro LIEAS/FE/UFRJ

Abstract

No presente artigo, pretendo analisar, a partir de breve contextualização, as atividades desenvolvidas no primeiro ano de funcionamento do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Anped, destacando o perfil dos trabalhos apresentados, suas tendências, lacunas e possí­veis desdobramentos. Para isso, como procedimento metodológico, utilizei observações sistematizadas feitas ao longo da execução da programação, análise de documentos fornecidos pela direção e produzidos pelo Comitê Cientí­fico, avaliação de todos os trabalhos encaminhados e leitura do histórico disponí­vel na página da entidade e fornecido por professores que participaram da trajetória de formação do referido GT. Concluo afirmando a validade do processo de consolidação do grupo no âmbito de uma instância representativa da educação, aproximando a Educação Ambiental desta, principalmente se levarmos em consideração o aumento significativo de pessoas interessadas, a participação assí­dua destas, a qualidade e pluralidade dos trabalhos aceitos e a atuação responsável da coordenação junto às instâncias decisórias da Anped. Palavras-chave: Educação Ambiental. Anped. Grupo de Trabalho.

Published

2018-09-29

How to Cite

Loureiro, C. F. B. (2018). O primeiro ano do GT Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped): um convite à reflexão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(5), 39–58. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5728

Issue

Section

Artigos