Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas
Abstract
José Armando Valente Em palestra para o II E-TIC José Armando Valente é coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade de Campinas - Nied/Unicamp e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Ced/PucSP. Dentre os temas de pesquisa de seu interesse destacam-se: a criação de ambientes de aprendizagem que utilizam o computador; o desenvolvimento de metodologias de formação usando computadores em escolas e empresas, presencial ou a distância e o estudo do potencial do computador como ferramenta educacional. A palestra apresentada a seguir foi proferida no II Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação - II E-TIC/2004, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá. Sobre o II E-TIC O II E-TIC foi realizado no campus Centro I, organizado por docentes da Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais e teve como objetivos: (a) debater perspectivas e desafios das TIC na educação e na cibercultura; (b) promover um espaço de troca entre diversas instituições que trabalham com as TIC na Educação; (c) difundir produções acadêmicas recentes da Linha de Pesquisa. O professor José Armando Valente abriu o evento no dia 3 de novembro de 2004 com a palestra cujo texto está publicado nesta Seção. A programação incluiu: painéis e palestras sob a responsabilidade dos professores Marcos Elia (NCE/UFRJ), Marcelo Bairral (UFRRJ), Raquel Goulart Barreto (UERJ), Gianna Oliveira Roque (PUC) e Elomara Castillo Barilli (FIOCRUZ/Pólo ABED/Rio), Paulo Vaz (Eco/UFRJ) e Mohammed Elhajji (Eco/UFRJ); a apresentação de dissertações recém defendidas no PPGE por Eleonora Guimarães Melo, Fred Ferreira dos Santos e Maria Cely Lyrio; e da apresentação da tese de Samuel Bueno defendida na UERJ.Downloads
Published
2018-04-15
How to Cite
Valente, J. A. (2018). Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(3), 11–28. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4891
Issue
Section
Entrevistas