A escola no contexto do contemporâneo: a contribuição teórico-metodológica das representações sociais
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca das finalidades da escola no contexto contemporâneo de um grupo de professores da Educação Básica que atuam nas escolas da rede pública localizadas em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O aporte teórico que sustentou esta investigação consiste na Teoria das Representações Sociais, na perspectiva proposta por Moscovici. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. O tratamento dos dados coletados foi realizado a partir da análise das Redes Semânticas geradas com o suporte do software Atlas.ti. Desta análise, foi possível identificar que existem representações socialmente construídas para o grupo de professores participantes da pesquisa acerca das finalidades da escola no contexto contemporâneo e estas representações se encontram associadas às unidades de sentido relacionadas ao aluno, ao cenário sociopolítico e ao futuro da educação. Palavras-chave: Representação Social. Finalidades da Escola. Contexto Contemporâneo.Downloads
Published
2020-05-04
How to Cite
Testa Braz da Silva, A. M., & Naiff, L. A. M. (2020). A escola no contexto do contemporâneo: a contribuição teórico-metodológica das representações sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 230–257. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4762
Issue
Section
Artigos