Isto não é um cachimbo: reflexões acerca da fabricação de verdades sobre objeto e sujeitos de pesquisa em Educação.

Authors

  • Doriele Andrade Duvernoy Universidade de Pernambuco

Abstract

Este artigo tem como objetivo levar o pesquisador em Educação a se questionar sobre os desafios dos contextos de leitura e de escrita de uma pesquisa diante das questões envolvendo o rigor acadêmico, a cegueira epistemológica e o reconhecimento do saberes/fazeres/valores e emoções contra-hegemônicos. Para refletir sobre a estreita relação entre objeto de pesquisa, o pesquisador e sua busca em retratar, explicar e afirmar uma realidade, articulamos os elementos da obra La Trahison des Images (A traição das Imagens-1928) de René Magritte, as análises de Michel Foucault sobre linguagem e representação a partir dessa obra, e os fundamentos da pesquisa-ação. Nessa interface, o exercí­cio do pesquisador parece ser de "representar" através do discurso, o seu objeto de pesquisa, sem muitas vezes perceber que o que ele de fato faz é produzir uma noção particular daquele objeto, mas, que não é em si o objeto. Buscamos problematizar as formas de "produzir" objetos e sujeitos de pesquisa, para assim refletirmos sobre a importância do inquestionável em pesquisa educação, os desafios dos contextos de escrita e de leitura de uma pesquisa aplicada à educação, balizadas pelas ética em pesquisa e pela superação da cegueira epistemológica. Assim, os apontamentos mais significativos deste artigo giram em torno da "verdade", colocando em questão o pesquisador que assume autoritariamente a objetividade e o rigor cientí­fico para impor "suas" verdades, permeando as pesquisas aplicadas à educação e as constituindo como respostas únicas e inquestionáveis para os problemas investigados.

Author Biography

Doriele Andrade Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte.

Published

2018-05-10

How to Cite

Andrade Duvernoy, D. (2018). Isto não é um cachimbo: reflexões acerca da fabricação de verdades sobre objeto e sujeitos de pesquisa em Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 179–195. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4731

Issue

Section

Artigos