A prática do esporte como estratégia de enfrentamento do estresse docente
Abstract
O cotidiano de trabalho do profissional docente gera estresse e reativa táticas de enfrentamento. Esta pesquisa identifica o grau de estresse dos docentes analisando as estratégias de enfrentamento utilizadas em relação à prática esportiva. Trata-se de estudo quantitativo com amostra de 555 docentes (28%), 493 mulheres e 62 homens, da Rede Municipal de um município do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou como instrumentos de avaliação a Escala Toulousaine de Estresse (ETS) e a Escala Toulousaine de Coping (ETC). A análise estatística foi feita pelo software SPHINX. Os resultados indicam que 35,4% praticam esportes e exibem menor nível de estresse e maior desenvolvimento de estratégias de enfrentamento positivas. O isolamento é menor para os que praticam esporte. Concluiu-se que menores indicadores de estresse auxiliam no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento positivas e que a prática de esporte minimiza o estresse, contribuindo para maior qualidade de vida e condições gerais de saúde. Palavras-chave: Trabalho docente. Estresse. Prática de esportes.Downloads
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