O papel da mídia nas representações sociais da língua estrangeira como garantia de sucesso profissional e ascensão social
Abstract
Este trabalho faz parte das reflexões suscitadas durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, que está em fase conclusiva, sobre os discursos e representações acerca da língua estrangeira e seu ensino na mídia impressa (Revista Veja, Jornais Folha de São Paulo e Gazeta do Povo - de 1985 a 2005) e na publicidade de rua (campanhas publicitárias de cursos e escolas de idiomas de 2006 a 2009). Para fazer esta pesquisa usamos como referencial teórico o conceito de vozes sociais, gêneros do discurso e dialogismo do Círculo de Bakhtin. Após a coleta de dados nos periódicos e campanhas publicitárias procedemos ã analise criando ao mesmo tempo categorias a partir das regularidades de sentido encontradas nos enunciados. Partimos do pressuposto de que o processo de subjetivação que cria representações da língua estrangeira, e os problemas que elas possam suscitar são condicionados não só pela sala de aula e pelas atividades de interlocução necessárias fora dela, mas também pela forma como "dizemos a língua". As várias vozes sociais que ressoam em nossa cultura, condicionam o modo de aproximação ou rejeição a metodologias de ensino, o que impede, muitas vezes, que a língua estrangeira tenha um papel formativo mais amplo.