ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NAS CRECHES: possibilidades e limites
Abstract
O objetivo deste texto é discutir a importância da organização dos espaços destinados às crianças nas creches, tomando por base a compreensão de que a organização dos ambientes destinados à Educação Infantil interfere nas práticas educativas, podendo ou não favorecer o desenvolvimento das crianças. Apresenta parte dos resultados de pesquisa de campo realizada em tese de doutorado, desenvolvida a partir de observação realizada em creches públicas de um município paraibano. Os dados produzidos na pesquisa foram registrados em diário de campo e enriquecidos com fotos que registraram alguns ambientes das creches. A análise dos dados indicou a desconsideração dos parâmetros nacionais estabelecidos e a falta de planejamento e organização dos espaços. Na maioria das creches, constatamos a falta de equipamentos, brinquedos, objetos e materiais, indispensáveis para a realização de um trabalho pedagógico de boa qualidade capaz de favorecer o desenvolvimento pleno e integral das crianças. Tais análises evidenciaram os descompassos identificados entre os documentos nacionais e locais e aquilo que ocorria nas creches; retomando a discussão sobre a não superação da dicotomia cuidar e educar, e da concepção assistencialista de Educação Infantil que ainda permeiam as concepções sobre crianças e a organização das instituições no contexto municipal.