Epistemologia da Prática: fundamentos teóricos e epistemológicos orientadores da formação de professores que atuam na Educação Básica

Authors

  • José Henrique Duarte Neto IFPE

Abstract

RESUMO

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado, já concluí­da, cujo objeto de estudo é o conhecimento/conhecimento escolar que é tomado como mediador no processo de formação dos professores que atuam na Educação Básica. Partimos do pressuposto de que a epistemologia da prática é o ideário pedagógico que tem influenciado, de modo significativo, as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica referenciada no materialismo histórico e dialético, com a finalidade de identificar as bases do pensamento polí­tico, filosófico, epistemológico e pedagógico de onde emergem o"corpus teórico", do referido ideário. Com ênfase na experiência do indiví­duo, no cotidiano e nas práticas empí­ricas, que privilegiam o conhecimento imediato e útil, a práxis curricular e o conhecimento escolar que orientam a formação de professores, baseiam-se numa compreensão liberal de mundo. Assim, um breve esboço histórico e as leituras crí­ticas dos estudos de Dewey, de Michael Polanyi e de Suchodolski, se tornaram essenciais para a compreensão dos elementos teóricos e conceituais que estruturam a epistemologia da prática. Apresentamos os elementos que, em geral, configuram o referido ideário: os seus principais pressupostos; suas categorias e conceitos fundantes, que têm orientado a práxis curricular e a construção do conhecimento escolar. O estudo realizado possibilitou, ainda, a partir de um esforço de sí­ntese, a formulação de um conceito de epistemologia da prática que fundamentou as análises realizadas a partir das informações coletadas no processo de pesquisa de doutorado.

Palavras-Chaves: epistemologia da prática; formação de professores; experiência; cotidiano/prática.

Author Biography

José Henrique Duarte Neto, IFPE

PRODIN - Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional. Doutorado em Educação.

Published

2013-06-03

How to Cite

Duarte Neto, J. H. (2013). Epistemologia da Prática: fundamentos teóricos e epistemológicos orientadores da formação de professores que atuam na Educação Básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 48–69. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/326

Issue

Section

Artigos