Lendo e compartilhando: práticas inclusivas de formação de leitores
Abstract
Este artigo objetiva compartilhar os principais achados e reflexões decorrentes de uma pesquisa de extensãoarticulada a uma pesquisa acadêmica. O objetivo que as norteia é investigar algunsmodos de ser leitor e tecer a leitura produzindo sentidos, forjados pelos estudantes de uma universidade pública, especialmente os oriundos do Curso de Pedagogia.Tendo como referência, sobretudo, os estudos desenvolvidos por KRAMER (2000), YUNES (2009, 2012), BENJAMIN (2012), FREIRE (2000, 2001, 2013), LAJOLO (2000) e CHARTIER (1999), e utilizando como desenho metodológico investigações de caráter qualitativo, as pesquisas usaram como instrumentos de coleta de dados observações e registros da experiência dos participantes. Assim, por meio da estratégia círculo de leitura literária foi produzido um corpo de conhecimentos sobre as diversas concepções e práticas de leitura. Nesse artigo, são apresentados alguns achados obtidos a partir da realização desses círculos, tomando por base a articulação entre o referencial teórico focalizado e alguns depoimentos colhidos dos leitores participantes da experiência.Os estudantes investigados demonstraram uma notável capacidade nas maneiras de ler e partilhar sentidos nos círculos realizados de acordo com seus conhecimentos prévios, necessidades e interesses, revelando a importância da leitura literária para a emancipação humana e a construção da cidadania. Um enfoque ampliado e inclusivo que relaciona leitor, leitura, literatura e contexto parece brotar da dinamicidade desse processo. Palavras-chave: formação de estudantes-leitores, círculos de leitura, leitor, literatura. Palavras-chave: Formação de estudantes-leitores. Círculos de leitura. Leitor. Literatura. Abstract This article aims to share the main findings and reflections arising from an extension research articulated to an academic research. The purpose surround it is to investigate some ways of being reader and producing senses from it, forged by students of a public university, especially those from the Pedagogy Course. Having as reference, mainly, the studies developed by KRAMER (2000), YUNES (2009, 2012), BENJAMIN (2012), FREIRE (2000, 2001, 2013), LAJOLO (2000) and CHARTIER (1999), and using as methodology qualitative study, the researches used as data gathering instruments observations and records of participants" experience. Therefore, by the literary reading circle strategy, it was produced a body of knowledge about a variety of conceptions and practice of reading. In this article, are presented some findings collected from the realization of these circles, considering the articulation between the focused theoretical referential and some testimonies gathered from the readers, participants of the experience. The investigated students showed a remarkable capacity in how to read and share its senses in the circles organized according to their previous knowledges, needs and interests, releasing the importance of literary reading to human emancipation and citizenship building. An amplified and inclusive approach that relates reader, reading, literature and context seems to rise form the dynamism of this process. Keywords: Formation of student-readers. Reading circles. Reader. Literature.Downloads
Published
2018-11-28
How to Cite
Fernandez, M. A., & Souza, B. D. de. (2018). Lendo e compartilhando: práticas inclusivas de formação de leitores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(44), 60–73. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3200
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Artigos