Questões de leitura na contemporaneidade
Abstract
ResumoEste artigo objetiva as questões relacionadas à leitura na contemporaneidade. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais os diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa) se articulam na produção e na legitimação dos sentidos. Assumindo os textos multimidiáticos como configurações privilegiadas, discute as questões transdisciplinares por eles suscitadas. Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, está organizado em cinco seções. A primeira aborda os pressupostos discursivos derivados da concepção de que textos são escritos para serem lidos. A segunda seção trabalha os modos pelos quais os materiais semióticos tendem a ser encarados, colocando em xeque a focalização da imagem, ou de qualquer outro elemento isolado, como uma espécie de chave para o sentido. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito, e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos. A quarta consiste na apresentação de uma amostra de análise do discurso da mídia, representado por duas propagandas da Coca-Cola. Finalmente, a quinta seção busca sistematizar os desafios implicados na abordagem das linguagens articuladas nas práticas sociais, sejam elas desenvolvidas na escola ou não, tendo como horizonte a proposta de leitura crítica.
Palavras-chave: Leitura. Produção textual. Análise crítica de discurso.
Contemporary questions on reading
AbstractThis article aims at discussing issues related to reading nowadays. Based on critical discourse analysis, it deals with the ways multiple semiotic materials (or languages, from a non orthodox linguistic perspective) are articulated in meaning production and legitimation. By taking multimedia as a special configuration of text production, it discusses the transdiciplinary reading questions brought about. In order to do so, it is divided into five sections. The first one centered on the basic discursive assumptions derived from the fact that texts are written to be read. The second is related to the ways semiotic materials tend to be conceived, especially when regarding image, or any other isolated element, as a central element in reading procedures, as a sort of key to meaning. The third section consists of an approach to articulated languages: the ways they interact, the discursive trends in which they inscribed, and the effects they produce. The fourth one presents a sample analysis of media discourse, represented by two pieces of Coca-Cola's advertising. Finally, the fifth section tries to summarize the challenge to deal with articulated languages in social practices, either at school or not, by pointing out to their implications, as far as critical reading is concerned.
Keywords: Reading. Text production. Critical discourse analysis.
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Published
2012-12-22
How to Cite
Barreto, R. G., & Guimarães, G. C. (2012). Questões de leitura na contemporaneidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 9(19), 235–255. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/290
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Artigos