A orientação estética dos desenhos animados: os super heróis em ação

Authors

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Universidade de Cuiabá
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

Resumo

 

Partindo do ponto que o homem é considerado um ser simbólico e influenciado diretamente pelos aspectos biológicos, sociais e culturais, o seu imaginário é assaz estimulado por objetos e ações que estão em seu entorno, principalmente quando se é criança e o que está em voga é uma infância acompanhada da TV e de suas brincadeiras. Este estudo objetivou conhecer a dinâmica brincante entre alguns super-heróis de desenhos animados (Power Rangers, Ben 10, Homem-Aranha e Homem de Ferro) e a orientação estética desta conexão, a partir das construções teóricas de Benjamin, Brougí¨re, Château e Jones. Desta maneira, algumas indagações foram possí­veis: como o processo de identificação com o desenho animado age para irrigar a imaginação das crianças? Como essa agressividade habita suas brincadeiras? Foram realizadas entrevistas com crianças de cinco anos de idade da Educação Infantil de uma Escola Municipal de Cuiabá/MT. O texto apresentou a importância de se ter uma percepção sensí­vel sobre a relação que a criança faz com seus heróis midiáticos, sugerindo a escolha da brincadeira, a preferência do personagem e os comportamentos lúdico-agressivos presentes nesta faixa etária. Isso nos possibilitou uma experiência estética, de mostrar a linguagem lúdica da criança, ao interpretar à sua maneira o conteúdo dos desenhos animados.

 

Palavras-chave: Infância. Desenho Animado. Agressividade.

 

 

Cartoon aesthetic orientation: superheroes in action

 

Abstract

 

Considering that humans are symbolic beings directly influenced by biological, social and cultural aspects, their imagination is rather stimulated by objects and actions, especially during childhood and when what is in vogue is a childhood accompanied by TV and its play. This study aimed to understand the playful dynamics between some cartoons super-heroes (Power Rangers, Ben 10, Spider-Man and Iron Man) and the aesthetic orientation of this connection, on the basis of the theoretical constructs of Benjamin, Brougí¨re, Château and Jones. Thus, some questions were possible: how does the process of identification with cartoons works to irrigate a child's imagination? How does aggression dwell in these games? Interviews were conducted with five years-olds from the Childhood Education at a public school located in Cuiabá/MT. The paper shows the importance of having a sensible perception of the child´s relationship with their media heroes, suggesting the choice of play, the character preference and the playful and aggressive behavior present in this age group. This has enabled us an aesthetic experience, of showing the playful language of the child when interpreting, in their own way, the content of cartoons.

 

Keywords: Childhood. Cartoons. Aggressiveness.

Author Biographies

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Universidade de Cuiabá

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Educação Fí­sica Escolar pela Universidade Federal de Lavras (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente é Professora-pesquisadora da Universidade de Cuiabá, Professora de Pós-graduação Latu Sensu do Instituto Panamericano de Educação e Faculdade Católica Rainha da Paz. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Escolar Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincadeiras infantis, infância, imaginário, ludicidade, desenho animado, natação, atletismo, formação de professor, aptidão fí­sica, atividade de academia, artes marciais e personal trainer.

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Educação Fí­sica, pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1986), Especialização em Fundamentação Filosófica da Educação Fí­sica (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1993); Especialização em Ciências do Jogo pela Université de Paris-Nord, Villetaneuse/Paris, França (1999); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2001). Pós-doutoramento em sócio-antropologia da educacão pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Fí­sica Escolar, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar infantil, pesquisa em educação, formação de professores, estudos da corporeidade, com destaque na etologia humana, movimento, violência e em especial aos aspectos da ludicidade como as brincadeiras infantis, a ludicidade escolar, a alegria, o lazer e o ócio.

Published

2012-12-22

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)