Contribuições de Paulo Freire para o uso de recursos informacionais na prática educativa

Authors

  • Lucia Regina Vilarinho UNESA
  • Estrella Bohadana UNESA

Abstract

A informação, transmitida de forma acelerada, vem provocando mudanças nas mais diversas áreas de formação, exigindo novas concepções e práticas educacionais. Quando o ato educativo incorpora tecnologias da informação precisa ser pensado de forma a valorizar o pensamento crí­tico e os valores éticos inerentes à dignidade humana. Neste sentido, cabe revisitar o pensamento de Paulo Freire, por sua profunda preocupação com as práticas educacionais que contribuem para a humanização e a transcendência do homem. Este artigo teve como objetivo investigar as mudanças ocorridas em duas disciplinas que integram o Curso de Graduação em Engenharia de Computação e Telecomunicações da Universidade Estácio de Sá, nas quais foram usados recursos informacionais no desenvolvimento de seus conteúdos. Os dados encontrados foram analisados à luz de idéias de Paulo Freire. A análise do conteúdo dos depoimentos permitiu identificar as seguintes caracterí­sticas do ensino-aprendizagem apoiado nos recursos informacionais: (1) economia de tempo; (2) situação de dúvida; (3) agilidade e precisão na busca de soluções; (4) integração de, no mí­nimo, três linguagens; (5) relação teoria-prática; (6) acesso mais rápido às inovações; (7) interdisciplinaridade; (8) ampliação da discussão sobre o conteúdo de ensino; (9) o aluno passa a ser sujeito da aprendizagem; e (10) possibilidade de consolidar a aprendizagem. Destas, destacam-se quatro que mantêm í­ntima relação com o pensamento de Paulo Freire: (1) a valorização do aluno como sujeito da aprendizagem; (2) a relação teoria-prática; (3) a construção do conhecimento a partir da dúvida; e (4) o conhecimento construí­do em contexto de discussão / troca de saberes.

Published

2016-04-21

How to Cite

Vilarinho, L. R., & Bohadana, E. (2016). Contribuições de Paulo Freire para o uso de recursos informacionais na prática educativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 1(1), 103–112. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1989

Issue

Section

Artigos