Discursos e auditórios: análise retórica dos argumentos de Dewey e Aristóteles acerca do homem e do desenvolvimento humano

Authors

  • Erika Natacha de Fernandes Andrade UNESP/USP
  • Marcus Vinicius da Cunha USP

Abstract

O objetivo deste trabalho é examinar os discursos de John Dewey e de Aristóteles sobre o homem, sua formação e seu desenvolvimento, utilizando a metodologia da análise retórica, cujos fundamentos advêm da filosofia aristoteleciana e de autores vinculados à retomada dessa filosofia no século XX, como Perelman, Toulmin e Billig. A primeira parte do trabalho apresenta as definições aristotélicas e deweyanas sobre o ser humano. A segunda parte é dedicada a examinar o modo como os dois filósofos concebem o processo de formação e desenvolvimento do homem. A terceira parte discute pontos de divergência e de convergência entre ambos, mostrando que certas noções deweyanas são tributárias da filosofia aristotélica. A quarta parte caracteriza os recursos argumentativos utilizados pelos dois autores na relação com seus respectivos auditórios. A tí­tulo de conclusão, no intuito de orientar a continuidade da pesquisa, são discutidas algumas hipóteses sobre o modo como Dewey se apropria de Aristóteles.

Palavras-chave: John Dewey. Aristóteles. Análise Retórica.

 

Speeches and auditorium: rhetorical analysis of Dewey and Aristotle"s arguments about man and human development.

 

Abstract: The aim of this work is to examine John Dewey's and Aristotle"s speeches about the man, his formation and development, using the methodology of the rhetorical analysis, which foundations come from aristotelian philosophy and from authors linked to the retaking of that philosophy in XX century, like Perelman, Toulmin and Billig. The first part of the work presents Aristotelian and Deweyan definitions about the human being. The second part is dedicated to examine how both philosophers conceive the formation process of the man and his development. The third part discusses convergences and divergences between both philosophers, showing that certain Deweyan notions have their source in Aristotelian philosophy. The fourth part characterizes the argumentative resources used by the authors in relationship with their respective auditoriums. With the intent to organize the continuity of the research, some hypotheses about how Dewey appropriates some of Aristotle ideas are discussed in the conclusion section.

Key words: John Dewey. Aristotle. Rhetorical Analyses.

Published

2011-12-06

How to Cite

Andrade, E. N. de F., & Cunha, M. V. da. (2011). Discursos e auditórios: análise retórica dos argumentos de Dewey e Aristóteles acerca do homem e do desenvolvimento humano. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 8(17). Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/174

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Artigos