O uso do desenho infantil como atividade multidisciplinar

Authors

  • Vander Jarabiza UNEMAT

Abstract

A pesquisa apresentada neste artigo teve como motor a trajetória de um pesquisador que cunhou

uma ferramenta pedagógica, nascida a partir da metodologia de produção de histórias em

quadrinhos denominada "Técnica dos Quadrantes", para facilitar a produção textual verbal e

não-verbal nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao longo do artigo, mostra-se ao leitor a

importância da transcrição do imaginário infantil através da utilização e valorização do desenho

infantil em sala de aula, para que o professor, ao fim e ao cabo, consiga fazer com que seus

aprendizes componham sua própria visão de mundo, seja por meio da linguagem verbal, seja

por meio da linguagem não-verbal, no caso, o desenho infantil como atividade multidisciplinar.

Palavras-chave:

 

 

The use of children"s drawings as a multidisciplinary activity

Abstract:

The research presented in this article had as its mover the trajectory of a researcher who

invented a pedagogical tool from the methodology of comic production, called "Technique of

the Quadrants", to facilitate the verbal and non-verbal textual production during the initial years

of the elementary school. Throughout the article, it is shown to the reader the importance of the

transcription of children"s imagination through the use and appreciation of their drawings in the

classroom. As a consequence of that, the teacher manages to make his students able to compose

their own view of the world, either through verbal language, or non-verbal language - in this

case, the children"s drawings as a multidisciplinary activity.

Key words:

 

 

Children"s Drawings. Multiple Languages. Interdisciplinary.Desenho infantil. Múltiplas linguagens. Interdisciplinaridade.

Published

2011-12-06

How to Cite

Jarabiza, V. (2011). O uso do desenho infantil como atividade multidisciplinar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 8(16). Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/170

Issue

Section

Artigos