A evasão escolar no Ensino Técnico - Um estudo de caso do CEFET-RJ
Abstract
Este artigo apresenta as causas da evasão escolar nos cursos técnicos oferecidos pelo CEFET-RJ, onde são disponibilizadas novecentas e trinta vagas por ano a esta modalidade. A pesquisa consiste na identificação das causas da evasão a partir da percepção de alunos e professores. Utilizou-se pesquisa quantitativa e qualitativa, análise documental oriunda do CEFET, entrevistas por telefone com alunos evadidos (questionário composto por vinte e uma questões) e entrevistas com professores e coordenadores de cursos (sete questões). Para o levantamento de dados, foram selecionados 118 alunos evadidos no período de 2009 a 2011. Do total de questionários realizados, foi observado o total de 88 respondentes. Após a análise das respostas, constatou-se que nesta instituição a diversidade social, econômica e cultural entre os alunos contribui para a multiplicidade de causas referentes à evasão. Adicionalmente, por meio deste estudo, percebeu-se que processos de melhoria contínua do ensino, acompanhamento dos discentes tanto pela instituição quanto por seus familiares e informações prévias sobre os cursos oferecidos fazem a diferença no que tange à evasão escolar.Published
2016-04-20
How to Cite
gomes, carlos francisco simões, & Bastos, O. (2016). A evasão escolar no Ensino Técnico - Um estudo de caso do CEFET-RJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 217–234. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1133
Issue
Section
Artigos