Prática docente no Ensino Superior: docência reflexiva para uma educação emancipatória
Abstract
O artigo reflete sobre o perfil e o papel do docente no ensino superior, partindo da perspectiva de uma educação emancipatória, com um recorte específico com foco no tema "Educar para a vida". Isto posto, a sua proposta principal é traçar um paralelo entre a controvertida obra do músico brasileiro internacionalmente reconhecido, Tom Zé, e quais seriam as suas contribuições no sentido de estimular o trabalho dos docentes rumo a um novo modelo de educação, que preze a liberdade, autonomia e criatividade. Em princípio, pode parecer incongruente a escolha de um personagem que não possui o rótulo de educador nos seus trabalhos, porém, a escolha ganha força em função da originalidade e singularidade da obra do artista, características estas que vão diretamente ao encontro de uma educação emancipatória proposta aqui. Junto ao estudo de caso de uma obra do artista o texto traz uma pequena revisão bibliográfica sobre os temas que permeiam a docência no ensino superior, tomando como referência principalmente as idéias de Paulo Freire. Conclui que a prática docente do ensino superior no âmbito da universidade brasileira carece de maturidade pedagógica e que a arte de educar exige do docente posturas muitas vezes similares a dos artistas. Para tanto, é imprescindível que se tenha a sensibilidade de perceber que a produção do conhecimento só acontece plenamente em ambientes que não cerceiem a liberdade criativa dos seus pares. Refletir sobre estas questões possibilita ao docente assumir uma postura crítica e reflexiva diante do ato de educar. Palavras-Chave: Docência no Ensino Superior. Educação Emancipatória. Docência Reflexiva.Published
2016-06-30
How to Cite
Ribeiro, L. M., & Alencar, T. C. (2016). Prática docente no Ensino Superior: docência reflexiva para uma educação emancipatória. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(32), 61–78. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1041
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Artigos