E se a escola desaparecesse amanhã?

Autores

  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Bianca Isabel Pederiva Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Morgana Domênica Hattge Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210164

Resumo

E se a escola desaparecesse amanhã? Tal pergunta mobiliza o presente escrito, que parte das discussões de um exercí­cio de pensamento que se pergunta sobre o fim da escola. Ainda antes que a pandemia nos encontrasse, estudantes, professores e pesquisadores contribuí­ram para pensar, em 2019, acerca da extinção da instituição escolar em uma exposição artí­stica promovida pelo grupo de pesquisa XXX. Por meio dos estudos de Masschelein e Simons (2018) e Larrosa (2018), as autoras questionam as funções da escola e se colocam a pensar sobre sua forma, analisando as respostas dos participantes. Inventar uma outra escola é possí­vel, desde que não deixemos de enfatizar sua importância como espaço de encontros, de invenções e possibilidades.

Biografia do Autor

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Bianca Isabel Pederiva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Psicologia e Bolsista de Iniciação Cientí­fica pelo Grupo de Pesquisa Currí­culo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates) na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Pedagoga pela Universidade do Rio dos Sinos - UNISINOS, especialista em Gestão Educacional pela Faculdades de Taquara - FACCAT, Mestre e Doutora em Educação - UNISINOS. Docente do curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Downloads

Publicado

21-09-2022

Como Citar

Feldens Schwertner, S., Pederiva, B. I., & Domênica Hattge, M. (2022). E se a escola desaparecesse amanhã?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 62–76. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210164

Edição

Seção

Artigos