Educação para o bem comum: uma contraposição à globalização neoliberal

Autores

  • Vinicius Soares Pinto Rede Jesuí­ta de Educação
  • Daianny Madalena Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar a racionalidade da globalização neoliberal e as contraposições do bem comum frente a ela, para desencadear uma compreensão acerca da educação escolar comprometida com a cidadania global. Inicialmente, são apresentadas caracterí­sticas sobre o contexto neoliberal e em seguida como elas influenciam a educação escolar. A terceira parte do trabalho, fundamentada em ideias que valorizam a consciência de coletividade para o bem comum, demonstra uma ideia de cidadania global que corresponde à oposição à globalização neoliberal. Por fim, o ensaio destaca que apesar do mal-estar provocado pelas ideias individualistas e competitivas do mercado, o futuro ainda está em aberto, sendo a escola um possí­vel ator de consciência e ação no tempo presente para projetar a vida que se deseja ter daqui para frente. Palavras-chave: Globalização neoliberal. Educação. Cidadania global. Bem comum.

Biografia do Autor

Vinicius Soares Pinto, Rede Jesuí­ta de Educação

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UNISINOS. Mestre (2021) pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional da UNISINOS. Mestre (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Tuiuti do Paraná (FCSA-UTP). Especialista (2014) em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista (2011) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná. Bacharel (2009) em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo. Atualmente é coordenador acadêmico no Colégio Medianeira, em Curitiba, da Rede jesuí­ta de Educação.

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

Doutora em Educação (2010), no Programa de Educação, na linha de pesquisa Educação, História e Polí­ticas. Mestrado em Educação (2003) e graduada em Ciências Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), ambas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Secretária Municipal, no municí­pio de Esteio (1997-2000) e Diretora Técnico-Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí­/SP (2013-2016). Atualmente é professora-pesquisadora permanente no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto polí­tico-pedagógico, democracia, gestão democrática, avaliação em larga escala e participação.

Downloads

Publicado

09-02-2022

Como Citar

Pinto, V. S., & Costa, D. M. (2022). Educação para o bem comum: uma contraposição à globalização neoliberal. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 407–424. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9760

Edição

Seção

Artigos