O PIBID Matemática da UFF: Projetos, atividades e principais resultados

Autores

  • Marcia Milena da Costa Silva Universidade Estácio de Sá
  • Laélia Portela Moreira Estácio

Resumo

Iniciativas que aproximam universidade e escola, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), têm merecido destaque por seus resultados positivos em diversas áreas. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que focalizou as contribuições do PIBID Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir da análise dos projetos e atividades desenvolvidas no âmbito da parceria entre a UFF e a uma escola estadual do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa licenciandos em matemática, professores da escola parceira, o coordenador e os supervisores do subprojeto PIBID Matemática. Os resultados indicam aprendizado significativo dos licenciandos, demonstrado pelas atividades desenvolvidas na escola, produção acadêmica e material didático elaborado. Constatou-se também o aprimoramento das práticas dos professores da escola e também dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da universidade em tela. Palavras-chave: PIBID. Formação de professores de Matemática. Parceria universidade e escola.

Biografia do Autor

Marcia Milena da Costa Silva, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pelo PPGE-UNESA

Laélia Portela Moreira, Estácio

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

11-01-2021

Como Citar

Silva, M. M. da C., & Moreira, L. P. (2021). O PIBID Matemática da UFF: Projetos, atividades e principais resultados. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 569–589. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9413

Edição

Seção

Artigos