Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes - apontamentos e perspectivas

Autores

  • Ana Isabelle Santana Baptista Fundação Oswaldo Cruz
  • Fernanda Sant'ana Pereira Silva Fundação Oswaldo Cruz
  • Anunciata Cristina Marins Braz Sawada Fundação Oswaldo Cruz
  • Sheila Soares de Assis Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210083

Resumo

Mudanças no cenário social e tecnológico levam os educadores a atualizarem o modo de ensinar. O uso de mí­dias emerge como recurso auxiliar, porém desafiador. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de que o estudante tenha contato com diferentes gêneros artí­sticos e literários. Portanto, o mangá e o animê se caracterizam como recursos nesse sentido. O objetivo do trabalho é mapear o estado do conhecimento sobre o emprego do Mangá e Animê como objeto de pesquisa nas pós-graduações Stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes. Realizamos um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamente Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES). Foram selecionados para o estudo 14 trabalhos, sendo duas teses e 12 dissertações. Há poucas pesquisas envolvendo os dois recursos (animê e mangá), que se concentram no sul e sudeste do paí­s. Naruto se sobressaí­ como a obra mais empregada nos estudos. Palavras-chave: Arte sequencial. Estado da Arte. Interdisciplinaridade. Animê. Mangá.

Biografia do Autor

Ana Isabelle Santana Baptista, Fundação Oswaldo Cruz

Mestranda pelo Programa de pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência na área de educação como monitora e estagiária, tendo atuação nas áreas de Botânica, Zoologia, Geologia e Paleontologia. Realizou os cursos livres "Construção de gênero em mangás - Aportes no Ensino de Biociências e Saúde" e "Animês e Mangás no Ensino de Biociências e Saúde" no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC), da Fiocruz.

Fernanda Sant'ana Pereira Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Faz parte da equipe do curso de extensão "Falamos de Chagas com Ciência & Arte". Membro do grupo de pesquisa em "Tecnologias sociais, cultura e promoção da saúde" , Membro do grupo de pesquisa em "Doença de Chagas e Inovação". Pertence ao conselho fiscal da Associação Rio Chagas (RJ)

Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Fundação Oswaldo Cruz

Possui Licenciatura em Educação Artí­stica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1979) , Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1983), Especialização em Ciência das Artes pela Universidade Municipal de Artes de Kyoto, Japão (1990) e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (2014). Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (2017) em andamento. Atualmente é Tecnologista Sênior em Saúde Pública no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), IOC-Fundação Oswaldo Cruz e Docente da Pós-Graduação Lato Sensu Ciência, Arte e Cultura na Saúde - IOC/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Museologia e Educação Artí­stica, com ênfase em Ciência das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência e arte, cienciarte, criatividade, educação não formal, museologia, preservação de memória, preservação e conservação de acervos, ficção cientí­fica e gênero.

Sheila Soares de Assis, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora e mestre em Ciências pelo Programa de Pós - Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Especialista em educação a distância, bacharel em Ciências Biológicas - ênfase em Biologia Marinha e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas seguintes áreas: Formação de professores, formação permanente na área da saúde, Ensino de Ciências e Biologia, educação em saúde, intersetorialidade, doenças negligenciadas, divulgação cientí­fica e educação í  distância.

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Publicado

23-04-2021

Como Citar

Baptista, A. I. S., Silva, F. S. P., Sawada, A. C. M. B., & Assis, S. S. de. (2021). Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes - apontamentos e perspectivas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 97–116. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210083

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade