Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada

Autores

  • Ariane Franco Lopes da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luiz Carlos Barreira Universidade Católica de Santos
  • Isabel Baptista Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210076

Resumo

A investigação analisa a educação contemporânea não formal de mulheres a partir da observação de imagens fotográficas na imprensa no iní­cio do século XX em Portugal e no Brasil. O estudo reflete sobre a difusão de representações através da linguagem fotográfica e sobre o seu papel na educação não formal de mulheres. A teoria das representações sociais oferece o suporte teórico-metodológico ao estudo. Os dados obtidos com a análise de cenários, expressões faciais, acessórios, ornamentos e posturas corporais foram tratados pela análise de conteúdo. Os resultados indicam que esses elementos difundem tanto as convenções existentes na época, quanto novas ideias, expressas pela coexistência de distintos elementos estéticos e composicionais na mesma imagem. O estudo contribui para o debate acerca do papel das imagens na difusão de representações sociais e na ressignificação dessas representações, e da sua implicação na educação não formal contemporânea. Palavras-chave: Imagem. Corpo. Mulher. Educação Contemporânea. Representações.

Biografia do Autor

Ariane Franco Lopes da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Ariane Franco Lopes da Silva possui Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Desenvolveu estágio Pós-doutoral em Psicologia da Educação na PUC/SP e em Educação na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia (CEDH). Dra. Ariane Silva é Professora Adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), investigadora na Universidade Católica Portuguesa - Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Porto, Portugal, e no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjectividade-Educação (CIERS-ed/ Fundação Carlos Chagas). Lí­der do Grupo de Pesquisa 'Corpo, Movimento e Representações'. Seus interesses de pesquisa são: representações sociais, educação, corpo, imagem, identidades sociais, culturas. e-mail: ariane.francolopes@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0024-9039

Luiz Carlos Barreira, Universidade Católica de Santos

Luiz Carlos Barreira possui bacharelado e licenciatura plena em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), doutorado em Educação: Filosofia e História da Educação (Unicamp), com estágio pós-doutoral em História da Educação (UL, Lisboa). Atualmente é pesquisador, professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos e lí­der do grupo de pesquisa Formação de Sujeitos: História, Cultura, Sociedade (UniSantos). Dr. Barreira é investigador do Grupo História Cultural e dos Saberes Pedagógicos: impressos e modelos culturais, vinculado í  área da História e í  Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). e-mail: luiz.barreira@unisantos.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6746-9706

Isabel Baptista, Universidade Católica Portuguesa

Isabel Baptista é professora da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal) e investigadora do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH). Seus interesses de investigação são: ética, hospitalidade e educação. ORCID: 0000-0002-6678-8481 e-mail: ibaptista@ucp.crp.pt

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Publicado

05-05-2021

Como Citar

Silva, A. F. L. da, Barreira, L. C., & Baptista, I. (2021). Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 577–596. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210076

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea