Pedagogia não-formal contra a COVID-19 em roda de samba na web

Autores

  • Marco Aurélio Reis Universidade Federal de Juiz de Fora/ Universidade Estácio de Sá
  • Rafael Otavio Dias Rezende Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210074

Resumo

A educação não-formal (GOHN, 2006; LIBÂNEO, 2010; SIMSON et al., 2001; TRILLA, 2006), como campo pedagógico, abre um espaço a ser ocupado por agentes sociais, tendo seu papel se agigantado na pandemia de COVID-19. Informações desencontradas entre meios de comunicação, governantes e autoridades sanitárias davam o real quadro de ameaça à vida. É nesse cenário que integrantes da escola de samba Unidos do Viradouro - campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2020 - fizeram o anúncio pela web do enredo do próximo carnaval. Dessa forma, a proposta do artigo é, a partir desse estudo de caso (YIN, 2001) e da análise de conteúdo de Bardin (1977), identificar elementos pedagógicos não-formais na live da agremiação, realizada em abril de 2020. Conclui-se que as mensagens transmitidas pela Viradouro orientaram os seus torcedores sobre formas de conter a propagação do ví­rus, manter o necessário isolamento social e combater a ansiedade durante a quarentena. Palavras-chave: Pedagogia não-formal. Pandemia. Carnaval. Viradouro.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Universidade Estácio de Sá

Jornalista graduado em Comunicação Social também graduado em Letras (Literatura e Lí­ngua Portuguesa), concluiu mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pelo mesmo programa de pós-graduação. Atualmente é regente de educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Facom/UFJF. Atua como pesquisador-bolsista da Diretoria de Pesquisa Produtividade da Unesa-RJ. Tem experiência na área de Comunicação e Docência, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Crônica, Telejornalismo, Educomunicação, Teoria Literária e Educação

Rafael Otavio Dias Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui mestrado em Comunicação pela UFJF (2017) e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFJF (2012). Desenvolveu pesquisa sobre narrativas, memória e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa/ CNPq Narrativas Midiáticas e Dialogias. Possui experiência em divulgação cientí­fica e jornalismo sindical.

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Publicado

23-04-2021

Como Citar

Reis, M. A., & Rezende, R. O. D. (2021). Pedagogia não-formal contra a COVID-19 em roda de samba na web. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 202–222. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210074

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade