Sobre devires... O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais

Autores

  • Juliana Paoliello Universidade Federal do Espí­rito Santo
  • Nilcéa Elias Rodrigues Moreira Universidade Federal do Espí­rito Santo
  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espí­rito Santo

Resumo

Objetiva potencializar as forças dos devires minoritários, sobretudo o devir-criança que agencia docências em territórios crianceiros transculturais pelas experimentações inventivas com as crianças. Além disso, por meio do método cartográfico, analisa linhas de vidas que se afirmam pelos seus fluxos ingovernáveis, que driblam formas-mundo adultocêntricas e criam cenários que fabulam experiências e invencionices, por meio do encontro-acontecimento com um bicho-pau. Essa experimentação cartográfica foi realizada num Centro de Educação Infantil, na cidade da Serra/ES e compõe uma tese de doutorado. Discute, na esteira das filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, as processualidades do devir-criança na docência que faz romper e transbordar afetos ao encontro dos corpos coletivos que se colocam em relação a esses espaços-tempos. Conclui que a docência como inscrição de si e de mundo na composição com as experimentações crianceiras produz currí­culos mais inventivos e afirma uma vida para além daquela postulada por um ensino dogmático que pretende escolarizar a vida nos territórios crianceiros. Palavras-chave: Devir. Devir-criança. Docência. Territórios crianceiros transculturais.

Biografia do Autor

Juliana Paoliello, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Ufes (Universidades Federal do Espí­rito Santo) na linha de Pesquisa: Docência, Currí­culo e Processos Culturais. Integrante do Grupo de pesquisa: Com-Versações com a Filosofia da Diferença em Currí­culo e Formação de Professores

Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Ufes (Universidades Federal do Espí­rito Santo) na linha de Pesquisa: Docência, Currí­culo e Processos Culturais. Integrante do Grupo de pesquisa: Com-Versações com a Filosofia da Diferença em Currí­culo e Formação de Professores.

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular do Departamento de Educação, Polí­tica e Sociedade da Universidade Federal do Espí­rito Santo (Ufes). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). Pesquisadora 1D-CNPq; Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Com-Versações com a Filosofia da Diferença em Currí­culo e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Paoliello, J., Moreira, N. E. R., & Carvalho, J. M. (2021). Sobre devires. O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 460–477. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9251

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea