O papel do professor de Educação Infantil na perspectiva de crianças de três a cinco anos

Autores

  • Fátima Sampaio Silva ufc
  • Maria Socorro Silva Almeida UFC
  • Ana Maria Monte Coelho Frota UFC

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o papel do professor de Educação Infantil na perspectiva de crianças de três a cinco anos e investigar se elas gostam ou não das práticas pedagógicas desenvolvidas na pré-escola frequentada. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, fundamentada em um referencial sociointeracionista. O estudo foi realizado com dezesseis crianças em uma escola pública federal de Educação Infantil, durante três anos consecutivos, nos ní­veis de Infantil III, IV e V. Os dados foram construí­dos por meio de entrevistas individuais, a partir da técnica "Desenhos com Estórias" e de entrevistas coletivas, utilizando a técnica de "Histórias para Completar". Para a análise dos dados, as respostas das crianças sobre "o que faz um professor de Educação Infantil" foram agrupadas em categorias, calculando-se a seguir a freqí¼ência da classificação das mesmas nestas categorias. Apresentamos de forma descritiva as demais respostas das crianças. Os resultados indicaram que: a) as crianças identificaram vários papéis desempenhados pelos professores; b) durante os três anos houve modificações na ênfase atribuí­da a esses papéis e c) as crianças foram capazes de distinguir entre o que gostam e não gostam em relação às práticas pedagógicas. Ratificamos, assim, a competência precoce das crianças para se manifestarem sobre algo que lhes diz respeito e ressaltamos a importância de ouvir crianças para a consolidação de uma Pedagogia para a Infância.

Biografia do Autor

Fátima Sampaio Silva, ufc

PhD em Educação nos Anos Iniciais pela Universidade do Arizona, USA Professora aposentada do Departamento de Economia Doméstica (setor de Desenvolvimento da Criança) da UFC Atualmente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFC

Maria Socorro Silva Almeida, UFC

Pedagoga, mestre e doutora em Educação Brasileira pela UFC. Lotada na Pró-Reitoria de Graduação da UFC.

Ana Maria Monte Coelho Frota, UFC

Psicologa, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Professora associada do Departamento de Economia Doméstica. Vinculada ao programa de pós-graduação em Educação da UFC.

Publicado

08-06-2015

Como Citar

Silva, F. S., Almeida, M. S. S., & Frota, A. M. M. C. (2015). O papel do professor de Educação Infantil na perspectiva de crianças de três a cinco anos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(29), 187–212. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/916

Edição

Seção

Artigos