Desafios da cibercultura na era da mobilidade: Os docentes e seus laptops 3G
Resumo
A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades. Em sua fase atual a cibercultura vem se caracterizando pelas práticas sociais e culturais que emergem do uso Web 2.0 com seus softwares sociais, pela mobilidade e convergência de mídias dos computadores portáteis e da telefonia móvel. Este texto apresenta princípios e conceitos da mobilidade na cibercultura. Com Lucia Santaella e André Lemos mapeamos as principais características da mobilidade na cibercultura e analisamos os usos que docentes da escola básica do Estado do Rio de Janeiro estão fazendo dos computadores móveis com conexão 3G e redes sem fio. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para uma amostra de 60 professores geograficamente dispersos pelo Estado do RJ. A pesquisa é de cunho exploratório e terá desdobramentos para uma pesquisa-formação. Os principais achados da fase exploratória revelaram que os professores pesquisados utilizam os laptops como desktops não se apropriando das potencialidades da mobilidade. A internet ainda é utilizada para acessar informações, não sendo o lugar da autoria e da construção coletiva do conhecimento. As interfaces da Web 2.0 não são utilizadas pelos professores apesar de alguns utilizarem softwares sociais, mesmo não se apropriando destes para o seu exercício profissional e formação continuada. Os laptops não são utilizados pelos professores em suas práticas educativas. Os dados revelam que precisamos continuar investindo em formação inicial e continuada de professores para que seu exercício docente seja mais sintonizado com as novas demandas sociais, culturais, pedagógicas e políticas da cibercultura. Palavras-chave: Cibercultura. Mobilidade. Formação de professores.Downloads
Publicado
12-11-2020
Como Citar
Santos, E. (2020). Desafios da cibercultura na era da mobilidade: Os docentes e seus laptops 3G. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 7(14), 27–42. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9149
Edição
Seção
Artigos