Criatividade docente e combate à violência contra a mulher: limites e possibilidades de um material didático baseado na teoria do desengajamento moral

Autores

  • Simone Emiliano de Jesus Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Katia Regina Xavier da Silva Colégio Pedro II

Resumo

A assimetria de gênero, herança do patriarcado, ainda se manifesta nos dias de hoje e se evidencia nas diversas formas de violência contra a mulher. A discussão, transversal ao currí­culo formal, ganha relevo em face dos discursos e práticas misóginas que imperam na sociedade em geral. O artigo objetiva discutir limites e possibilidades para a formação criativa de docentes no combate a essa problemática, a partir das falas de professoras participantes de uma pesquisa, cujo foco foi a análise da aplicabilidade de um material didático para as aulas de Espanhol, fundamentado na teoria do desengajamento moral, de Albert Bandura. Defende-se que a discussão do tema pode ser viabilizada por experiências criativas que potencializem a sensibilidade de professores e alunos sobre valores culturais e padrões morais. Os resultados indicam contribuições do lúdico como metodologia de trabalho e a necessidade da formação crí­tica dos docentes para lidar com temas de urgência social. Palavras-chave: Criatividade. Formação de professores. Violência contra a mulher. Desengajamento moral. Material didático.

Biografia do Autor

Simone Emiliano de Jesus, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

É mestre em Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Docente EBTT de Português e Espanhol no CEFET/RJ Campus Nova Friburgo, possui Bacharelado e Licenciatura pela UFRJ, é especialista em Literaturas Hispanoamericanas pela mesma universidade e em Lí­ngua Espanhola Instrumental Para Leitura pela UERJ.

Katia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II

Pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Educação pela UERJ. Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII), com atuação na Educação Básica e na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB/CPII).

Downloads

Publicado

14-04-2021

Como Citar

Jesus, S. E. de, & Silva, K. R. X. da. (2021). Criatividade docente e combate à violência contra a mulher: limites e possibilidades de um material didático baseado na teoria do desengajamento moral. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 55–76. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8965

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade