Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul

Autores

  • Fábio José Paz da Rosa Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210069

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a produção de novas imagéticas negras no contexto da formação de professores, a partir da apresentação da cinematografia de Zózimo Bulbul através da experiência com o filme Alma no olho. Fundamentados na teoria decolonial e amparados em metodologias fí­lmicas do Minuto Lumií¨re e da videoinstalação, mobilizamos os estudantes do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior públicas a produzirem imagens capazes de reelaborar as corporeidades, estéticas e a história dos negros. Os fragmentos produzidos culminaram em conhecimentos produtores de sinestesias, presenças diante das ausências e irmandande de mulheres negras no ambiente acadêmico. Palavras-chave: Zózimo Bulbul. Estética. Minuto Lumií¨re. Videoinstalação.

Biografia do Autor

Fábio José Paz da Rosa, Universidade Estácio de Sá

É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema (SOCINE) e da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. É Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Organização Curricular e Prática Docente (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Licenciado em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Atualmente, é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na Licenciatura em Pedagogia. Coordenador do GINCF: Grupo de Estudos Intelectualidade Negra, Currí­culo e Formação docente.

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Publicado

05-05-2021

Como Citar

Rosa, F. J. P. da. (2021). Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 616–637. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210069

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea