Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210069Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a produção de novas imagéticas negras no contexto da formação de professores, a partir da apresentação da cinematografia de Zózimo Bulbul através da experiência com o filme Alma no olho. Fundamentados na teoria decolonial e amparados em metodologias fílmicas do Minuto Lumií¨re e da videoinstalação, mobilizamos os estudantes do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior públicas a produzirem imagens capazes de reelaborar as corporeidades, estéticas e a história dos negros. Os fragmentos produzidos culminaram em conhecimentos produtores de sinestesias, presenças diante das ausências e irmandande de mulheres negras no ambiente acadêmico. Palavras-chave: Zózimo Bulbul. Estética. Minuto Lumií¨re. Videoinstalação.Downloads
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