O teatro de tematica cientí­fica na educação profissional: uma estratégia para o desenvolvimento omnilateral dos alunos

Autores

  • Aline Rocha Santana da Silva Colégio Pedro II
  • Marta Ferreira Abdala Mendes Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Propomos, nessa pesquisa, promover o desenvolvimento de competências para a formação omnilateral dos alunos do PROEJA, por meio do teatro de temática cientí­fica (TTC). Para alcançar os objetivos deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi acompanhada uma turma do ensino médio-técnico em administração do Colégio Pedro II/campus Tijuca - RJ, para o desenvolvimento de um roteiro de TTC, que foi produzido, organizado e executado pelos próprios alunos. Para a produção e análise dos dados foram utilizados a observação-participante, com registro em diário de campo e análise de conteúdo das respostas dos alunos a um questionário. Os resultados mostram que a aplicação da estratégia de criação e aplicação de TTC na turma foi bem-sucedida, colaborando com o desenvolvimento de competências como a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e ser empático, além da autoconfiança e o afeto entre os participantes. Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Teatro de Temática Cientí­fica. Competências. PROEJA. Ensino Técnico em Administração.

Biografia do Autor

Aline Rocha Santana da Silva, Colégio Pedro II

Professora efetiva do ensino BTT no Colégio Pedro II; Bacharel em Administração pela Uniabeu, por meio do Programa Universidade para Todos; Especialista em Educação e Divulgação Cientí­fica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e também especialista em Gestão de Pessoas; Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRJ; Foi professora no curso profissionalizante em Gestão Empresarial na Uniabeu, no curso Técnico em Administração do Instituto Menino Jesus, no Programa Jovem Aprendiz do Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento e Tutora presencial na graduação em Administração Pública da UFF, pela Fundação Cecierj.

Marta Ferreira Abdala Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). A atualmente é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação e Divulgação Cientí­fica do IFRJ/campus Mesquita e coordenadora de Pesquisa do campus Mesquita, professora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus Mesquita e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ/campus Mesquita. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2011 a 2014 e professora das Licenciaturas em Fí­sica e em Matemática de 2008 a 2014 do IFRJ/campus Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Cientí­fica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de ciências, história e filosofia da ciência, divulgação cientí­fica. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

Silva, A. R. S. da, & Mendes, M. F. A. (2021). O teatro de tematica cientí­fica na educação profissional: uma estratégia para o desenvolvimento omnilateral dos alunos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 135–160. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8915

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade