Educação estética pelo fazer uma experiência na leitura do literário

Autores

  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí­
  • Cleide Jussara M¼ller Pareja Universidade do Vale do Itajaí­
  • Elaine Cristina da Silva Martins Secretaria de Educação de Itajaí­

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir como a mediação do literário pode potencializar a educação estética na escola. Foi uma pesquisa intervenção, de abordagem qualitativa, realizada em uma escola municipal de Itajaí­, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram: imagens (fotografias e ví­deos) e diário de campo dos pesquisadores. As análises das imagens foram efetuadas segundo a metodologia de Barthes (1984) e dos diários de campo segundo a análise de conteúdo de Franco (2008). O projeto fundamentou-se em Heidegger (2015), Petit (2019), Schiller (2002), Uriarte, Neitzel e Krames (2020), entre outros. O resultado da pesquisa apontou que as mediações de leitura propostas se deram a partir da exploração da leitura pela corpografia, pela roda da poesia e pelo banquete literário, as quais se revelaram potencializadoras da educação estética no espaço da escola porque a literatura foi instigada para dar-se na/pela experiência. Palavras-chave: Educação estética. Mediações de leitura. Clube de Leitura.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí­

Doutora em literatura. Professora do Programa de Pos Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí­. Lí­der do grupo Cultura, Escola, Educação Criadora. Desenvolve pesquisas sobre educação estética e leitura.

Cleide Jussara M¼ller Pareja, Universidade do Vale do Itajaí­

Mestre em Literatura pela UFSC. Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí­. Professora do curso de Letras da Univali. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora do ContArte.

Elaine Cristina da Silva Martins, Secretaria de Educação de Itajaí­

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Assessora técnica da secretaria de Educação de Itajaí­, SC. Diretoria de Ensino.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Neitzel, A. de A., Pareja, C. J. M., & Martins, E. C. da S. (2021). Educação estética pelo fazer uma experiência na leitura do literário. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 441–459. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8913

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea