Um novo olhar sobre o jardim: a fotografia como possibilidade de deslocalização do olhar

Autores

  • Rossano Silva Universidade Federal do Paraná
  • Cristiane Martins Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210058

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa que envolveu estudantes do 5º ano de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Curitiba, em uma intervenção pedagógica que fez uso da linguagem fotográfica como forma de repensar o olhar. O conceito de deslocalização do olhar foi norteador das atividades de produção e análises de imagens fotográficas, que tiveram por objetivo o desenvolvimento da compreensão crí­tica dos participantes. O aporte teórico da investigação baseou-se em autores ligados à educação da cultura visual e da fotografia como possibilidade educativa. A pesquisa de caráter qualitativo resultou em uma sequência didática e os dados coletados se constituí­ram de registros imagéticos e escritos. Os resultados apresentados demonstraram as possibilidades e os limites das pesquisas em educação com base na cultura visual, na apreensão dos participantes dos conceitos ligados à fotografia, análise e produção de imagens. Palavras-chave: Cultura Visual. Fotografia e Educação. Deslocalização do Olhar. Ensino Fundamental. Ensino de Arte.

Biografia do Autor

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR desde 2010. Coordenador do Curso de Expressão Gráfica (2018-2019). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, no Mestrado Profissional em Educação (2016) e mestrado acadêmico (2018). Licenciado em Desenho pela EMBAP (2001), Mestre (2009) e Doutor em Educação pela UFPR (2014). Membro do Grupo de Pesquisa em História Intelectual e Educação - GPHIE Vice lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens - GEPETeL

Cristiane Martins, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Mestre em Educação pela UFPR Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná. Graduação em Educação Artí­stica PELA Faculdade de Artes do Paraná. Professora da rede municipal de ensino de Curitiba

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Silva, R., & Martins, C. (2021). Um novo olhar sobre o jardim: a fotografia como possibilidade de deslocalização do olhar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 532–552. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210058

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea