Arte, sensibilidades e educação estética: conceitos, possibilidades teóricas e narrativas

Autores

  • Adriana Vaz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210057

Resumo

Este artigo trata sobre arte, sensibilidades e educação estética e tem como objetivos ampliar o repertório teórico sobre as sensibilidades e problematizar sobre a educação estética na escola, direcionando o olhar para o ensino da arte e a interdisciplinariedade com a literatura. Para tanto, organizou-se o texto em dois tópicos: no primeiro, o foco recai sobre autores que tratam da estética como disciplina da Filosofia e como um regime de percepção do campo da Arte; no segundo, desloca-se o olhar para o conceito de sensibilidades pelo prisma da História Cultural, ao delinear como a base teórica dialoga com pesquisadores(as) da área da Educação. Em suma, considera-se que a práxis artí­stica envolve a produção, recepção e comunicação. Portanto, é pelo processo comunicacional que a arte e o seu ensino produzem sensibilidades. O valor estético não está no objeto em si, mas nas relações que estabelece com o indiví­duo. Palavras-chave: Educação estética. Sensibilidades. Mediação. Artes.

Biografia do Autor

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

Trabalho no Departamento de Expressão Gráfica da UFPR; realizei mestrado e doutorado em Sociologia também em Sociologia; ministro aula nos programas de pós-graduação em Educação, também na UFPR

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Publicado

05-05-2021

Como Citar

Vaz, A. (2021). Arte, sensibilidades e educação estética: conceitos, possibilidades teóricas e narrativas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 344–365. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210057

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea