É preciso falar sobre a morte. Alguém escuta? A escrita de si como alternativa ao silenciamento da escola em relação à dor do aluno enlutado

Autores

  • Márcia Aparecida Amador Mascia USF
  • Juriene Pereira da Silva Professora Rede pública

Resumo

Este artigo tem como tema a morte e o morrer e o discurso sobre ele. A hipótese é que a sociedade contemporânea interditou a morte e o morrer, o que faz com que o sujeito que passa pela experiência da perda de um ente querido não encontre espaço para expressar sua tristeza. O artigo tem como objetivo geral repensar a educação, revisitando o tema da morte e como objetivos especí­ficos levantar as representações acerca da morte e do morrer no discurso manifestado por uma aluna do Ensino Médio e apontar em que medida, ao falar de sua relação com a morte, o sujeito se ressignifica. A pesquisa sustenta-se nos estudos foucaultianos, da terceira fase da escrita de si e a análise se pauta nos postulados da Análise do Discurso de linha francesa, com insights da psicanálise freudiana. O corpus analisado consiste em uma entrevista com uma aluna do ensino médio - EJA. A conclusão possí­vel leva a perceber a importância deste estudo à educação, pois traz uma discussão que se propõe ir além do pedagógico e trazer ao seu centro, não o sujeito na condição de aluno, mas a pessoa humana que existe e precisa falar. Este falar, tão necessário no discurso, apresenta a relação paradoxal entre o interdito do discurso da morte, a partir do silenciamento, e a necessidade de falar, exposta no discurso da entrevistada.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Amador Mascia, USF

Doutora em Linguí­stica Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF, linha de Linguagem, Discurso e Práticas Educativas.

Juriene Pereira da Silva, Professora Rede pública

Mestre em Educação pela Universidade São Francisco, Graduação em Filosofia e Pedagogia e professora da rede pública.

Publicado

26-03-2014

Como Citar

Mascia, M. A. A., & da Silva, J. P. (2014). É preciso falar sobre a morte. Alguém escuta? A escrita de si como alternativa ao silenciamento da escola em relação à dor do aluno enlutado. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 84–112. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/886

Edição

Seção

Artigos