A BAGUNÇA VISITA A LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE ANCORAGEM

Autores

  • ‰rica Nayla Harrich Teibel Universidade Federal do Mato Grosso
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal do Mato Grosso

Resumo

Este trabalho objetiva identificar pontos de ancoragens que sustentam a representação social sobre bagunçar segundo um grupo de 197 alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Cuiabá. Para tanto, os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria das representações sociais, de Serge Moscovici (1978) e a Teoria do núcleo central, de Jean-Claude Abric (1998) em diálogo com as contribuições de Arií¨s (2006), Del Priori (2008) e Kishimoto (1993) sobre os aspectos histórico-sociais relacionados com a ludicidade. Buscou-se identificar significados historicamente atribuí­dos às manifestações lúdicas, pretendendo compreender possí­veis relações destas com as representações levantadas pelos discentes. A coleta de dados baseou-se na técnica de Associação de Palavras acerca do mote bagunçar. O processamento foi realizado por dois softwares: o Ensemble de Programmes Permetettant l"Analyse (EVOC), que possibilitou esclarecimentos acerca de como os conteúdos da representação social investigada estão estruturados; e o Cohesive Hierarchical Implicative Classification (CHIC), que por meio da análise implicativa clássica permitiu notar relações entre os termos evocados, possibilitando inferir possí­veis caminhos discursivos. O bagunçar foi caracterizado como ação infantil que cria desordem, se relaciona com a ludicidade e com a ultrapassagem de limites, sendo possivelmente ancorada na ideia de uma ludicidade marginal. Esse significado é associado à representação de criança-diabo ou potencialmente perigosa, geralmente atribuí­da às crianças de classes populares, integradas ao discurso de famí­lias disfuncionais.

Biografia do Autor

‰rica Nayla Harrich Teibel, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Educação: Psicologia da Educação Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso

Publicado

10-07-2014

Como Citar

Teibel, ‰rica N. H., & Andrade, D. B. da S. F. (2014). A BAGUNÇA VISITA A LUDICIDADE: UM ESTUDO SOBRE ANCORAGEM. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(24), 69–91. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/840

Edição

Seção

Artigos