Educação em Direitos Humanos no ensino superior: reflexões a partir de uma experiência pedagógica em um curso de graduação em Psicologia
Resumo
O presente artigo aborda a questão da Educação em Direitos Humanos no ensino superior e reflete sobre a sua relevância na formação em Psicologia. Para fundamentar a discussão, explora a relação entre Direitos Humanos, Direitos de Cidadania e Educação em Direitos Humanos. Apresenta as proposições para o ensino superior que constam do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, lançado pela UNESCO em 2005, do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, aprovado em 2006, e das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas em 2012. Em seguida, é feita uma revisão, na literatura científica, sobre o debate intelectual que vem acompanhando esta questão no Brasil. Por fim, uma experiência pedagógica em um curso de graduação em Psicologia é relatada, buscando-se discutir suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos no ensino superior.Downloads
Publicado
25-11-2014
Como Citar
Abade, F. L., & Afonso, M. L. M. (2014). Educação em Direitos Humanos no ensino superior: reflexões a partir de uma experiência pedagógica em um curso de graduação em Psicologia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 175–198. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/820
Edição
Seção
Artigos